O tema do Sudeste PET 2019

O encontro de 2019 pretende discutir como tema central a questão da necessidade de visibilizar o trabalho dos grupos dessa região (caminhos de comunicação e informação), bem como pensar em estratégias de integração entre os PETS do Sudeste, além de fortalecer a representação dessa região mediante o cenário nacional e as pautas a serem encaminhadas ao Enapet/ Cenapet/ MEC.

A temática em curso, que deverá nortear a programação do encontro, foi construída a partir da discussão conjunta entre representantes das Instituições envolvidas na organização. O tema do encontro foi assim estabelecido:



“Tecendo conexões para representatividade, inovação e integração entre os Grupos PET da região Sudeste”

A ideia de tecer vem do símbolo ou ícone mais significativo da nossa região de Seropédica: o “bicho da seda”, que será o mascote do evento. É no casulo produzido por um conjunto de bichos-da-seda, na passagem da fase de larva para lagarta, que se tem a confecção do fio, o que faz gerar, de modo quantitativo, o tecido da seda.

A seda é tecido nobre, que pode ser usado tanto em dias quentes ou frios, admirado e comercializado em diversas regiões de todo planeta.

A história do município de Seropédica, sede do principal campus da UFRRJ, está ligada diretamente à produção de seda. A região, em meados do século XIX, era chamada de Segundo Distrito, e se fez conhecida por fabricar a melhor seda do país. O nome da cidade está ligado à produção de seda na fazenda “Seropédica do Bananal de Itaguaí”, que, por volta de 1875, chegou a produzir cerca de 50 mil casulos de bichos da seda por dia.

Metaforicamente, tecer conexões é buscar, cada vez mais, estar em rede, conectado e interligado. É mostrar-se e saber do outro. É fazer-se visível, visibilizar projetos, parceirizar, integrar. É aprender com o outro e se ver também no outro.

Os Grupos PET do Brasil, e mais especificamente, os cerca de 270 grupos da região sudeste precisam estar mais próximos, conectar-se, tecer também trocas e aprendizados. É nesse sentido que esse evento emerge e se consolida no fortalecimento desse programa.